domingo, 30 de julho de 2017

Como NÃO escrever no Wattpad




Wazuup! Está começando mais um post mega informativo do blog mais legal desse mundo brasileiro. Eu sou Choi Dabin, vocês estão no Amendorama e eu gostaria de começar dizendo que se você teve oportunidade de estudar pelo menos o ensino fundamental e diz "POBREMA" você devia buscar ajuda para saber qual é o seu PROBLEMA!



Agora vamos começar com isso logo e hoje nós vamos conversar sobre Wattpad. Para quem não conhece, primeiro que devia ir lá conferir o site e/ou aplicativo que é maravilhoso, revela autores de muito talento, que até mesmo conseguem ser publicados por grandes editoras que sempre tem um olho por lá.

Basicamente é uma plataforma digital para ler e publicar histórias independentes, tudo vai depender da sua criatividade, sua forma de divulgação e também do nosso assunto de hoje: Sua escrita. 

Olha, eu também escrevo por lá, aqui do lado tem o ícone do meu Wattpad, se você já conhece, me segue lá, vem conferir meus livros e se divirtam!


Mas as dicas que eu vou passar, não são de escritor para escritor, irei dar esses conselhos como uma LEITORA VORAZ. Por ser uma plataforma digital, nem tudo é perfeito, são os próprios autores os responsáveis pela correção do texto, formatação e tudo o mais, nem sempre dá para ser tão preciso na correção e sinceramente tem cada coisa que você encontra que dá vontade de lavar os olhos com cândida.

Eu posso dizer essas coisas com propriedade porque já fiz isso também, se você ler minha primeira história lá, meu Deus do céu! Esse é o tipo de coisa que acontece principalmente com iniciantes, com o tempo nós melhoramos e aprendemos mais. Mas é um longo caminho até que você consiga desenvolver um bom estilo de escrita.

Dito isso, aqui vão algumas dicas do que NÃO fazer de jeito nenhum, nem por um milhão de euros, menos ainda por um carregamento gigante de M&M quando for escrever sua história:

1- Não escrever o som da risada


Olha, por tudo que você considera mais sagrado, por Zubumafu ou qualquer entidade que você siga, nunca, eu disse NUNCA, descreva o som da risada na fala do personagem. Não têm muitas mais irritantes que isso! 

Deixa eu explicar uma coisinha aqui, chega mais perto...mais perto...isso, querido(a), aqui está melhor...

ESSE É SEU LIVRO, NÃO SEU WHATSAPP!

Se seu personagem está rindo, descreva que ele está rindo depois do travessão de término da fala. Pelo sangue de Jesus que tem poder, não usa: Hahaha; kkkk; Hihihi ou qualquer tipo de expressão que você considera uma risada, muito menos aquela com letras desordenadas que parece invocação do amigo do andar de baixo. Ninguém ri assim na vida real! Só me use esse "Haha" num caso específico onde o personagem está sendo irônico, eu hein!

Para deixar mais claro, uma comparação de certo e errado:



2-Travessão e indicação de fala


Amigo(a), entenda uma coisa, se você optou por usar indicação de fala com o travessão, então termine a sua história usando o bendito travessão! Se uma hora você indica diálogo com ele, outra vez com aspas e outra colocando o nome dos personagens antes da frase, eu não sou obrigada a me estressar com você!



3- Parágrafo e espaçamento

Uma coisa que me incomoda demais é o menino parágrafo. Gente, pelo amor que vocês têm às coxinhas, não digitem todos os parágrafos juntos, isso torna o texto cansativo e difícil de interagir. Quando um leitor quer comentar uma frase específica, o comentário não vai ficar só naquela frase, mas no parágrafo todo, então você pode até se confundir para responder aquela pessoa.

Deixem um espaço entre cada parágrafo e também não os escrevam muito grandes, de cinco a sete linhas já está ótimo!

Agora, falando de espaçamento. Esse que me refiro, é aquele entre as palavras. Sempre que vocês colocarem vírgula, ponto final, interrogação, exclamação e tantos outros que existem, não deixem de dar um fucking espaço para começar outra palavra! E não esqueçam que depois dos pontos finais, de exclamação e interrogação e obviamente ao iniciar um novo parágrafo se usa LETRA MAIÚSCULA, não testem minha paciência!


4- Pontos excessivos, gírias e contrações


Entendam uma coisa, não tem necessidade de usar mais que um ponto de exclamação ou interrogação, não importa o nível de dúvida ou indignação que você queira demonstrar. Isso aqui (????), é chato, eu mesma já recebi reclamações por usar isso demais e isso (!!!!) deixa tudo gritado, sendo que seu personagem está dizendo a coisa mais simples do mundo como um "Oi". Isso deixa seus personagens um pouco mongolóides. 

As gírias não são exatamente proibidas num livro, pelo menos não se o uso delas se aplica numa forma de agir dos seus personagens, mas é preciso saber usá-las. Eu particularmente não curto muito elas, mas se tiverem de ser usadas, por favor não exagerem!

Agora, as contrações...Olha, me segura! 

Eu volto a repetir: É um livro, não o seu WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter ou caceta da rede social que você costuma usar!

E eu me recuso a levar em conta aquela desculpa de que "os leitores se sentem mais próximos desse estilo". Se você acredita nisso, eu acredito que não só você, como seus leitores têm algum probleminha na massa cinzenta.

Um livro serve para nós conhecermos palavras e mundos novos, nossa mente se abre para horizontes maiores e isso já está virando post de auto-ajuda. Nada contra o uso de "Vc, Ñ e Pq", mas não num livro, isso já é vender a dignidade barato demais!


5- Letra maiúscula em todas as palavras 

Por último, nas dicas de hoje, algo que me dá até um certo taquicardia. Observem:

"Alguém Que Veste-se Com Um Terno Armani Como Aquele, Deve Ser O Cliente Mais Importante De Qualquer Comércio."

O que parece estar errado nesse frase? Exatamente. Enfiem na caixa pensante de vocês que letra maiúscula só se usa para nome próprio, países, cidades, marcas, no início de parágrafos, mas não em todas as palavras! Não me causem um atentado desse!



Esse é o fim de mais um post, eu espero que tenham gostado e que eu possa ter arrancando pelo menos uma risada de sopro de nariz de vocês. Não tive o intuito de ofender ninguém, todos nós estamos aprendendo e não nascemos sabendo de tudo.

Se gostou, deixa seu cometário, nos siga nas redes sociais que estão bem no começo lá no topo, compartilhem com seus grupos e amigos e siga o blog para sempre podermos conversar!

Nos vemos na no próximo fim de semana, muito obrigada por ter vindo! Eu sou Choi Dabin, vocês estiveram no Amendorama e eu gostaria de dizer...TCHAU!



Um comentário:

  1. Beleza de dicas, porém, espero que você não me coloque no paredão de fuzilamento, acho que o lance das risadas não está certo (claro que eu digo isso porque escrevo histórias com esse recurso), em alguns dos meus personagens eu coloco a risada no fim de suas frases para dar um tom sarcástico, necessário para o entendimento do contexto. Quanto as contrações concordo plenamente. Vou procurar as suas histórias no wattpad para ler. Se você puder dar uma olhada na minha agradeço, o nome da história é: "Terror no subúrbio carioca", abraço.

    ResponderExcluir

Como NÃO escrever no Wattpad

Wazuup! Está começando mais um post mega informativo do blog mais legal desse mundo brasileiro. Eu sou Choi Dabin, vocês estão no A...